Intimidade no relacionamento: até onde ir sem perder o encanto

05/04/2012 12:19

O grande desafio da vida a dois: não se deixar decifrar totalmente pelo outro. A escritora Leticia Wierzchowski discute o equilíbrio entre partilhar e se resguardar.

 

Viver uma vida a dois é como brincar de amarelinha. O céu e o inferno moram perto, e você tem que tomar muito cuidado para não estacionar o pezinho na casa errada e voltar ao começo do jogo. Afinal de contas, como é que se faz para manter o mistério quando a gente dorme e acorda na mesma cama, quando o namoro vem tão firme que, na casa dos seus pais, ele tem lugar certo à mesa e participa do amigo-secreto natalino? O "até que a morte nos separe" não é exatamente um caminho sem sustos e desgostos. Somos e seremos um pro outro esta matéria impenetrável, constante motivo de assombro, de dor e de alegria.

Uma união estável requer uma boa cota de intimidade, mas é preciso ler a bula antes.Intimidade demais, aquela intimidade invasiva e triste, nossa!, tem uma lista de contra-indicações para amores de todas as faixas etárias. Aquele cara ao seu lado viu você viver uma série de situações lindas e um punhado de problemões, viu você vestida de noiva e urrando de dor na hora do parto. Viu tantas vocês que pode, de olhos fechados, resumi-la, descrevê-la, adivinhar a cor do seu esmalte ou o seu medo mais recôndito. Isso é uma alegria e um tremendo problema. Queremos sempre alguém que tenha algo de novo, que nos surpreenda e que se surpreenda conosco. Daí que o tempo é uma montanha - pode impedir que a gente siga em frente, por ser alta demais, íngreme demais, pedregosa demais, ou pode nos levar até o céu, desdobrando lugares aos nossos olhos pasmos e enlevados de vertigem. O sucesso da jornada vem de saber seguir por esse caminho sem pisar no pé do outro. Desistir da montanha pode provar duas coisas: ou não valia a pena e o melhor mesmo é ficar à sua sombra, esperando companhia melhor para a jornada, ou a caminhada rumo ao seu cume não foi bem planejada. Afinal, tudo que é feito a dois requer uns planinhos e coordenadas, acordos tácitos que se renovam no decorrer da subida.

Escalamos a dois a nossa montanha todos os dias. É um trabalhinho lindo e complicado. Dividir casa, comida e roupa lavada. Dividir amor, décimo terceiro, sonhos, garagem e banheiro. Dividir as gavetas daquele closet pequeno demais. Dividir os medos. E as vontades. Você vai primeiro que eu vou depois. Dividir os silêncios. Guardar pequenos segredos. E pensamentos. Ai, como é importante ter seu pequeno manancial de coisas pessoais. Ai, como é importante aceitar o mistério alheio e seus reveses. Como o Pequeno Príncipe, sempre pode nascer um baobá no nosso planeta e acabar com tudo. A nossa rosa pode morrer de sede e quem sabe, tolos, nem notaremos. Como o planeta é nosso, como a rosa foi plantada a dois, ai, meu Deus, é preciso falar sobre os dois exaustivamente. É preciso prevê-los, reformá-los, colori-los e organizá-los duas vezes por semana. Aí você se pergunta: mas como é que vai haver mistério neste outro que vive ao toque da minha mão? Como vai haver encanto em cuidar desta mesma rosa, em habitar este planetinha para sempre, esta montanha, esta casa, este contrato de casamento?

 

O causo é que decifrar o nosso amor não é devorá-lo. Temos, isto sim, que nos moldarmos uns aos outros, e não nos imiscuirmos a ponto de não sabermos mais com que pernas, no caso de um contratempo, devemos partir. Cada um com as suas angústias e pernas e segredos. Como um chef que guarda a sua receita num cofre, guarde também um pouco de si. Não há nada de egoísmo nisso. Guardar é preservar, e quem preserva tem por muito tempo. Tenha para dar ao seu namorado, marido ou amante. Tenha para os anos. Tenha para, quando chegar ao cume da montanha, servir num piquenique com vinho e toalha xadrez. Viver juntos não é viver grudados. Não há poesia que resista ao outro usando fio dental na nossa frente. Essa máquina que é o corpo humano guarda lá suas pequenas miseriazinhas, e é para isso que existem as portas e as chaves. A mente humana também merece os mesmos segredos. Amar não é dizer tudo, tudinho. Amar, creio eu, é viver neste jogo de erros e acertos, colocando cartas na mesa e escondendo outras. Amar é a dança dos sete véus.

Com o tempo, caem os mistérios. Com mais tempo ainda, caem outras coisas. Não adianta. Tive uma tia cujo esposo, com quem ela esteve casada durante 40 anos e cinco filhos, nunca a viu sem maquiagem. Diariamente, ela acordava 15 minutos antes do seu varão e se embelezava toda. O contrário era o mesmo. Tirar o blush e a base? Só depois que o marido estivesse ferrado no sono. Além de ser uma trabalheira (imaginem esses 15 minutos matinais vezes 40 anos!), essa azáfama não faz bem à pele. Lá pelo 20o ano, creio que minha tia estava exausta, mas com a pele certamente tão amassada que não lhe restava escolha a não ser seguir com seu minúsculo teatro. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. É preciso saber acertar a pedra na casa certa desse jogo de amarelinha. Esconder um pouquinho e, mais ainda, é preciso não dizer tudo o que se sabe do outro. Ninguém quer ser explicado, a gente quer é ser entendida, a gente quer é comer e fazer amor pra aliviar a dor.

 

Não precisa viver empetecada 24 horas por dia ao lado do seu esposinho ou affair, mas também tem muita mulher que, depois do segundo ano de casamento, só usa roupa nova em compromisso social. É muito bom dormir de camiseta velha, mas tenha lá uma lingerie bem sensual pra usar naquelas noites quentes (ou naquelas noites frias sob o cobertor). Um punhado de "outros" não pode valer mais do que este que vai ao seu lado, é pra ele que tem que ir o bacon. Outra pimenta fundamental é reinventar-se. A montanha que somos nós todos tem um quadrante inteiro de paisagens. Use sua melhor roupa, use o seu melhor sorriso, use aquela jóia. Descubra-se. Mulher é desdobrável, acho que foi a Adélia Prado quem disse isso. Mantendo o mote, mas trocando de poeta, talvez a frase "amar não é olharem os dois um para o outro, mas ambos para o mesmo lado" resuma tudo. Seguir com alguém não é viver esse alguém, e sim descobri-lo, inventá-lo, saboreá-lo por uma jornada inteira, que pode ser de um ano ou 50. Não há tempo para um verdadeiro amor, mas há sim um talento para cuidar desse amor com o passar do tempo.

Vocês dividem o mesmo teto há dez anos e de repente ele resolveu mudar de profissão. Vocês sempre se telefonaram 25 vezes por dia e então o telefone ficou mudo exatamente naquela sexta-feira em que ele foi tratar de negócios na Bahia. É difícil, né? Mas, cá entre nós, vai dizer que esse medinho, essa inesperada ansiedade, não traz consigo um arrepio? Vai dizer que não é bom sentir saudade? Sentir saudade é um luxo. Então tá. Subindo e descendo montanhas a gente vê céu azul e temporais. É bom andar de mãos dadas, mas também vale seguir cada um o seu atalho. O importante é querer. Querer amar, querer o reencontro, a descoberta. Querer a segunda lua-de-mel, e não somente pra ficar falando dos filhos ou dos problemas com a empregada doméstica. Querer o jantar de sexta-feira com roupa nova, com bellinis e beijos na boca. Porque a vida a dois pode ser um eterno repetir-se de novidades. Com muito jeito e um pouco de sorte, tira-se dos baobás a sua sombra e a sua poesia, e seguem os planetas, inteiros, no seu curso inexplicável e maravilhoso.

 

A etiqueta a dois

 

Para você não perder o mistério, um tempero e tanto do relacionamento, CLAUDIA preparou este minimanual, que pode ser útil nos mais diversos estágios do amor.

• Ao acordar na casa dele depois da primeira noite juntos, nem pense em abrir os armários da cozinha, ligar o forninho e tirar o leite da geladeira para fazer o café da manhã para os dois. Se o moço ainda estiver dormindo, pode considerar invasão de privacidade. Melhor esperar carta branca.

• O seu parceiro tem que sair cedo para o trabalho, mas você adoraria ficar um pouquinho mais na cama... dele. Caso ainda não estejam namorando, respire fundo e crie coragem para tomar o caminho da porta.

• Pendurar a calcinha no chuveiro logo na primeira viagem de fim de semana? Jamais!

• É roubada forçar intimidade no início do relacionamento revelando coisas muito pessoais - como o estado em que ficou depois de abusar da bebida. Você vai sair ganhando, também, se evitar palavrão, por mais inocente que seja. Nunca se sabe o que vai passar pela cabeça do seu acompanhante...

• Numa roda de amigos, quando o seu namorado ou marido estiver contando um caso, cuidado para não ficar corrigindo-o. Evite frases do tipo: "Não foi bem assim..."

• Vocês estão entre amigos e ele fala alguma coisa que a deixa irritada. Conte até dez, vá ao toalete... Nunca brigue na frente dos outros. Em casa, com a cabeça mais fria, acabarão se entendendo.

• Pra que cortar as unhas, passar fio dental, espremer espinhas, usar máscaras no rosto ou depilar-se na frente de seu marido ou namorado?

• Cai muito mal comentar o que sua amiga faz na cama com o namorado ou ficar tagarelando por aí sobre sua intimidade sexual. Imagine se ele fica sabendo.

• A transa foi muito boa. Não se sinta obrigada a dizer algo para manifestar sua satisfação. Um sorriso e leves carícias podem ser muito mais elegantes do que palavras pouco originais. Agora, se o sujeito não correspondeu às suas expectativas, boca fechada.

• Seu passado amoroso deve ser guardado no baú.

• Poucas coisas irritam mais um homem do que mulher dando palpite quando ele está ao volante. Portanto, no carro, contenha-se, mesmo que conheça um caminho mais livre e dirija melhor que ele.

• Tudo bem se você não é a mais sorridente das criaturas ao levantar-se, mas poupe-o de qualquer tipo de mau humor matinal.

• Roupas espalhadas, louça suja, jornais jogados: não há nada mais antimistério que isso. Casa arrumada, mesa bem-posta, flores fazem toda a diferença.